Dicas magicas



Amendoim ajuda a afastar o risco de doenças cardiovasculares




Nem todas as formas de consumo do amendoim são saudáveis. Acerte na hora da compra com as dicas da SAÚDE!
Foto: Reprodução/SAÚDE

Seja para acompanhar a cerveja, seja no pé de moleque da festa junina, o amendoim é uma preferência nacional: 75% dos brasileiros costumam comer a leguminosa (sim, ele é um parente do feijão e da soja). É o que revelou uma pesquisa recente do Ibope encomendada pela Abicab, a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados.

Apesar de agradar tanto ao paladar verde-amarelo, 63% dos entrevistados desconhecem as propriedades nutricionais da semente e 12% acreditam que ela é constituída apenas de gordura e colesterol ruim.

Mas a má fama do amendoim é falsa, já que o alimento é, segundo pesquisas, um protetor do coração. Isso porque contém nutrientes para diminuir o colesterol LDL, a faceta ruim da molécula, e manter as artérias sempre saudáveis, afastando o risco de doenças cardiovasculares.

É o caso dos fitoesteróis, substâncias que competem com o LDL na hora em que ele gruda em células para ser assimilado. "Os fitoesteróis enganam o organismo, tomando o lugar do mau colesterol e favorecendo sua eliminação", esclarece a pesquisadora Neuza Maria Brunoro Costa.

Outro defensor do peito encontrado aos montes no amendoim é o resveratrol, aquele corante natural que também dá pinta em uvas e cebolas roxas. Por ser um poderoso antioxidante, ele age impedindo que o colesterol LDL forme placas enrijecidas nas artérias, a gênese da aterosclerose, um entupimento generalizado que abre caminho para a ocorrência de um infarto.

Um trunfo pouco estudado desse primo do feijão é a presença da arginina, um aminoácido que, dentro do corpo, se transforma em óxido nítrico. "Ele relaxa as artérias, o que aumenta o fluxo sanguíneo e diminui a pressão arterial", ensina o nutrólogo José Alves Lara Neto, da Associação Brasileira de Nutrologia.

E, como toda oleaginosa, o amendoim é fonte de ácidos graxos monoinsaturados, as gorduras do bem - incluindo o ômega-3. "Ele ainda fornece grandes quantidades de potássio, magnésio e vitamina E", elenca Lara.

Por falar nesses dois últimos nutrientes, trata-se de uma dupla essencial para deixar o cérebro funcionando nos trinques. Já o potássio é célebre por evitar cãibras e fortalecer os ossos. Tudo isso é, sem dúvida, um prato cheio para a sua saúde.

O jeito certo de consumirTome cuidado com as versões industrializadas, aquelas coloridas e com cascas bonitas, têm sódio a rodo. Essas pitadas a mais do ingrediente fazem o risco de doenças cardiovasculares, como a pressão alta, disparar. É importante também se atentar à quantidade. "O ideal são 30 gramas por dia, que podem ser consumidos entre as refeições para aplacar a fome", reforça a nutricionista Vanderlí Marchiori, de São Paulo.

Para fugir das armadilhas, a nutricionista ensina uma dica: torrá-lo em casa. "É só comprá-lo cru e deixá-lo, com casca ou sem, por dez minutos no forno. Daí, ele pode ser usado do jeito que preferir." E você consegue controlar o sal.

Se optar pelo industrializado, procure marcas com o selo da Fundação Pró-Amendoim, que fiscaliza todas as etapas de produção do tira-gosto, atestando sua boa procedência. É que a aflatoxina, uma substância maligna presente em um fungo, pode dar as caras se o amendoim teve problemas na armazenagem ou empacotamento. "Ela então se aloja na casquinha e produz sérios danos ao fígado", adverte Sandra Bragança Coelho, pesquisadora da Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais.






quarta-feira, 21 de março de 2012


SEM GLÚTEN.



Mesmo polêmica, dieta sem glúten é moda para emagrecer e ganhar saúde
JULIANA VINES E FERNANDA REIS
DE SÃO PAULO - PARA A FOLHA - 20/03/2012 - 08h00


Antes praticada só por necessidade, a dieta sem glúten está conquistando novos adeptos: interessados em perder peso ou ganhar saúde.

Repórter abre mão de farinha de trigo e derivados e perde dez quilos

O cardápio, já adotado por celebridades como a atriz Juliana Paes, condena a farinha de trigo e seus derivados, como pão e macarrão, e proíbe qualquer alimento com aveia, malte, centeio e cevada -incluindo cerveja. A promessa é melhorar a função do intestino e, de quebra, acabar com males como a enxaqueca.

O glúten é uma proteína vegetal que, no organismo de pessoas sensíveis, pode provocar reações, entre elas diarreia, flatulência e fadiga. A sensibilidade mais comum é a doença celíaca, intolerância ao nutriente que atinge cerca de 1% da população.

Para quem tem a doença, ficar longe do glúten é fundamental. Para pessoas saudáveis, há controvérsia.

Recentemente, o Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região (que inclui o Estado de São Paulo) lançou um parecer oficial sobre o tema. O documento diz que o glúten só deve ser tirado da dieta se houver diagnóstico de doença celíaca, alergia ou sensibilidade ao nutriente.

"Nutricionistas estavam tirando a proteína da alimentação de pessoas que queriam emagrecer ou curar um problema digestivo, sem diagnóstico", diz Thiago Sacchetto de Andrade, nutricionista e conselheiro da entidade. "É errado. Glúten não faz mal para a população em geral."

BENEFÍCIOS

A proteína não faz diferença na nutrição. A publicitária Patrícia Nery, 38, deixou de comer glúten para emagrecer. De junho a dezembro do ano passado, perdeu 11 quilos. "Foi a única coisa que mudei na minha alimentação. Se quero comer macarrão, tudo bem. Só que como sem glúten", diz.

Ela conta que já havia seguido várias dietas sem sucesso. "Perdia peso em pouco tempo, mas recuperava. Hoje está mais fácil manter."

Regina Racco, 61, professora de ginástica, tinha falhas de memória. Pesquisando, achou estudos segundo os quais a alimentação sem glúten é boa para portadores de Alzheimer. Com orientação de nutricionista, cortou a proteína e, em oito semanas, perdeu 13 quilos. "Emagreci sem perceber. Minha compulsão por comida acabou." A memória, diz ela, melhorou.

Especialistas concordam que a sensibilidade ao glúten pode ter muitos sintomas. A gastropediatra Vera Lúcia Sdepanian, chefe do ambulatório de celíacos da Unifesp, lembra de cabeça mais de 20 manifestações da doença celíaca, desde deficiências de vitaminas, dermatite e dor articular até osteoporose.

Mesmo quem não tem a doença pode manifestar algum tipo de sensibilidade, de acordo com a gastroenterologista Lorete Maria da Silva Kotze, professora da PUC-PR.

"Há um espectro muito grande de desconfortos relacionados ao glúten. O nutriente é absorvido pelo aparelho digestivo, mas sua ação é sistêmica. Isso torna o diagnóstico mais complicado."

Ganho de peso não está na lista de sintomas associados à intolerância a glúten. Mesmo assim, alguns médicos acreditam que tirar o nutriente ajuda a perder peso. "A digestão dessa proteína é difícil, o intestino fica inchado. Pessoas com sobrepeso ou doenças crônicas deveriam tirar o glúten", diz a nutróloga Tamara Mazaracki, membro da Associação Brasileira de Nutrologia.

"É uma proteína que não faz falta. Sem ela, você se alimenta melhor. Em vez de ficar no pão com trigo, passa a consumir quinoa, milho."

Para a gastropediatra Lenora Gandolfi, da Universidade de Brasília, não há comprovação científica de que tirar o glúten faz perder peso. O mesmo pensa a nutricionista Lara Natacci, da DietNet. "Não é a ausência do glúten que emagrece. Ao cortar esse item, você troca alimentos gordurosos e industrializados por opções mais saudáveis. A perda de peso deve ser relacionada a isso."

Para Vera Sdepanian, qualquer recomendação nutricional feita sem diagnóstico deve ser condenada. "A doença celíaca é séria, exige mudança de hábitos e pode ter consequências graves se não for tratada. A dieta é restritiva e difícil de ser seguida. Não pode ser para todos."

O diagnóstico da intolerância alimentar pode ser feito com um exame de sangue, teste genético e, se necessário, biópsia do intestino.

BICO DE MAMADEIRA

Validade: 3 meses
Depois disso:
Mesmo que se use o esterilizador, o bico vai acumulando bactérias.
Para durar mais:
Lave com sabão neutro, enxágüe bem e ferva em água por cinco minutos, se preferir, (esterilize no micro-ondas).

CHUPETA
Validade 1 mês
Depois disso:
Cresce o risco de contaminação por vírus, fungos e bactérias, principalmente causadoras de cáries. Para durar mais:
Repita o mesmo procedimento sugerindo no item do bico da mamadeira.

PANELA DE TEFLON
Validade de 3 a 5 anos
Depois disso:
O teflon descasca (não é bom ingeri-lo com os alimentos.
PARA DURAR MAIS:
Passe uma esponja macia para não arranhar o teflon e evite cozinhar com talheres de inox ou ferro.
ESCOVA DE DENTE
Validade: 2 meses para adultos, para crianças, as trocas devem ser mensais.
Depois disso: as cerdas perdem a função e as chances de contaminação por bactérias aumentam.
Para durar mais: mantenha em potes, com as cerdas para cima e lave com enxaguante (anticéptico) bucal após cada escovação. Também vale a pena substituir a escova depois de gripes, resfriados e infecções de boca ou garganta.

MOFO DE AZULEJOS
Dilua cloro em água, em partes iguais, e deixe a mistura agir por cinco minutos. Depois, é só enxaguar. Se tiver dificuldade, use uma escova de náilon.



Arroz mais soltinho
Use água quente no preparo, pois a fria retarda o cozimento.
Adicione algumas gotas de suco de limão para que o arroz fique leve e solto.
O tipo agulhinha pede duas partes de água para cada parte de arroz.
Para que a água não transborde da panela, adicione um pedacinho de manteiga ao cozimento.
Bolo fofo a qualquer hora
Verifique se você tem todos os ingredientes, acenda o forno e unte a forma. O bolo cresce melhor se assado logo após o preparo da massa.
Use os ingredientes em temperatura ambiente, nunca gelados.
Bata as claras até que fiquem firmes, mas não passe do ponto, pois a massa pode ressecar. Se a receita pedir para alternar ingredientes secos e líquidos, comece e acabe pela farinha. Não guarde o fermento na geladeira, porque mudanças de temperatura tendem a alterar seu sabor e textura. Para verificar se ele está bom, coloque um pouquinho de fermento em um copo de água em temperatura ambiente. Se o pó borbulhar como um efervescente, significa que ainda pode ser usado.
Bolos de chocolate ganham um tom avermelhado se você acrescentar uma pitada de bicarbonato de sódio durante o preparo.
Feijão maravilha
Para engrossar o caldo, retire uma concha do feijão cozido e amasse os grãos. Retorne à panela e deixe no fogo por mais alguns minutos.
Quer que ele cozinhe rapidamente, mantendo a cor e a textura? Então ferva os grãos por cinco minutos em água abundante, troque a água e termine o cozimento. Acrescente o sal apenas no fim, para ele ficar macio.
Pão caseiro nota 10
Enfie o dedo no pão em descanso até ele ficar todo coberto de massa e retire-o. Se após dois minutos o buraco permanecer, a massa já cresceu.
Coloque a quantidade exata de sal indicada na receita. Em excesso, o fermento não agirá. Se colocar pouco sal, o pão ficará ressecado e sem sabor.
Carnes suculentas
 Amacie a carne de panela: acrescente 1 col. (café) de fermento em pó no cozimento.
Frite os bifes em fogo alto para que fiquem suculentos.
Tempere qualquer carne com sal somente na hora de servi-la. Isso ajuda a conservar o caldo e a maciez do corte.
Frango saboroso
Para tirar o cheiro forte, lave o frango com água, esfregue suco de limão ou vinagre e, em seguida, enxágue.
Antes de levar ao forno, pincele toda a superfície com manteiga ou margarina, para evitar que a carne resseque.
Omelete mais fofinha
Ao preparar uma omelete macia, bata as gemas e as claras separadamente e, só depois, junte-as. Isso deixa o prato mais fofo.
Macarrão no ponto
Use 5 litros de água para cozinhar 500 gramas de massa. Quando a água ferver, acrescente uma colher (sopa) de sal. Guarde o óleo para as massas frescas.
Fios longos devem ser colocados inteiros na panela e dobrados, sem quebrar, com a ajuda de uma colher. Mexa com um garfo logo no início e, de vez em quando, durante o cozimento.
Preste atenção no ponto, que deve ser al dente (cozido, mas resistente à mordida). Não confie na indicação da embalagem: vá experimentando a massa.
Para que ela não grude, escorra a água assim que tirar do fogo, coloque em uma travessa e distribua o molho.
Verduras e legumes coloridos
Quer manter a cor dos legumes e verduras? Cozinhe-os no vapor, assim eles também conservam seus nutrientes e seu sabor.

ODORES E UTILIDADES DO INCENSO NACIONAL.

· Alecrim: estimula o corpo.
· Cânfora: é antibactericida, refrescante e relaxante.
· Cravo e canela: ativam a mente e são estimulantes.
· Jasmim: tem aroma afrodisíaco e também é antidepressivo.
· Laranja e limão: estimulam o apetite e animam.
· Lavanda: é calmante.
· Mirra: purifica e acalma.
· Olíbano: tem efeito sedativo e melhora a respiração.
· Rosa: é calmante, afrodisíaco e antidepressivo.
· Sândalo: é afrodisíaco e serve para a meditação, favorecendo o relaxamento.
Uso religioso

No catolicismo: por ser um dos presentes levados pelos três Reis Magos a Jesus, é considerado como uma importante ferramenta de contato com o Sagrado.

No budismo: símbolo de generosidade e desprendimento, é oferecido como presente nos rituais religiosos.
 No islamismo: é hábito comum entre os muçulmanos acender um incenso toda sexta-feira, dia sagrado para eles. Recita-se uma surata (capítulo do Alcorão) e pede-se a Deus para que purifique a casa.
Ritual de limpeza

Para deixar a casa livre das energias ruim, faça o seguinte ritual: abra as janelas, deixando energia nova entrar.

Em seguida, acenda o incenso de sua preferência e gire-o sempre em sentido horário. Mentalize o que você deseja e passeie pela casa perfumando todos os ambientes. Por fim, deixe que ele termine de queimar próximo a uma janela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário