Ser chef é


 

Um chefe de cozinha deve saber o que está fazendo, com o que está lidando, onde quer chegar e para quem. Com isso quero dizer que um bom profissional, conhece um ingrediente de qualidade, sabe explorar dele o máximo do que se objetiva e cria seu prato de acordo com quem vai apreciá-lo.
Este é o início, é a melhor parte do ofício de chefe. É quando ele se encanta com uma bela
peça de cordeiro, faz uma marinada de excelente qualidade, deixa 24horas mergulhada imaginando que esta chegará até seu centro, e pensa: qual a melhor forma de cocção irei empregar para extrair o máximo sabor daquela peça e deixá-la suculenta? Isso é respeito! Mas será que é só isso? Não, não é.
Para ser chefe de cozinha isso é pré-requisito. Ter respeito e admiração pelo ofício e pela comida faz parte, mas no dia-a-dia, o frigir do óleo, o suor, as queimaduras, os barulhos infernais de panelas batendo, o calor da chapa a 40 graus, a pressão dos clientes
e a necessidade de sair tudo certo como num balé em que uma pirueta fora do tempo estraga, é estressante!
Um chefe tem que saber que a cozinha sem ele é um barco à deriva. Ele tem de dar o tom, o tempo, ensinar seus cozinheiros a ter organização, higiene, a não desperdiçar nem tempo nem comida. Deve ?lhes respeito para que possa exigir o mesmo, deve entender de custos para que possa fazer o preço de um prato sem dar prejuízo ao dono do restaurante. Cozinhar não é só arte, é administração.
Deve deixar o ego em casa e lutar, dia-a-dia para que sua comida do almoço, jantar ou de uma festa seja inesquecível, sem se preocupar em ser lembrado."
Alem claro das funções básicas :
"Profissional responsável pela seleção dos ingredientes, pela preparação dos pratos, pela combinação dos sabores e pela sua apresentação"Fonte: Redação Brasil Profissões
O que é ser um chefe de cozinha?
O chefe de cozinha é o profissional responsável pela seleção dos ingredientes, pela preparação dos pratos, pela combinação dos sabores e pela sua apresentação. É de responsabilidade do chefe de cozinha manter a ordem e a higiene na cozinha, além de coordenar seus auxiliares no preparo dos pratos. Esse profissional trabalha em conjunto com o gastrônomo, seguindo projetos de cardápio estabelecidos por ele e ajudando-o a relacionar aperitivos, pratos frios, principais, sobremesas e bebidas. Na ausência de um gastrônomo no estabelecimento, suas funções são realizadas pelo chefe de cozinha.
Quais as características necessárias para ser um chefe de cozinha?
Para ser um chefe de cozinha é necessário que o profissional se interesse pelos alimentos e pela sua preparação. Além disso, outras características interessantes são:
responsabilidade
higiene
metodologia
bom senso
facilidade de misturar sabores
capacidade de exercer liderança
espírito inovador
gosto por fazer experiências
Qual a formação necessária para ser um chefe de cozinha?
Não existe formação necessária, essa é uma das grandes diferenciações do chefe do cozinha e do gastrônomo. O chefe de cozinha não precisa ser graduado em curso superior, precisa apenas dominar práticas da culinária. Nesse caso, o aprendizado vem à medida que o profissional exerce a função. Entretanto, existem cursos que podem ser feitos para a especialização do profissional, voltados a qualquer área da culinária. É também interessante que o profissional tente se atualizar e entender conceitos da administração de um estabelecimento, pois na falta de um gastrônomo, é ele quem administra a cozinha.
Principais atividades
auxiliar o gastrônomo a estabelecer o cardápio
selecionar os ingredientes
realizar a preparação dos ingredientes
orientar seus auxiliares quanto à preparação do prato
preparar os pratos ou acompanhar sua preparação
manter e garantir a higiene no ambiente de trabalho
cuidar da apresentação do prato
cuidar para que os pedidos sejam atendidos sem demora e para que os clientes fiquem satisfeitos com a refeição



                                            A história do churrasco

Ele é elemento de confraternização, um alimento apreciado por quase todos e um dos mais antigos do mundo. O churrasco está cada vez mais presente no universo gastronômico, fazendo dos rodizios, sua mais avançada modalidade, uma das melhores opções de alimentação do homem atual.